MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA EM EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS OPERATRIZES |
Num mundo cada vez mais competitivo, a manutenção elétrica é imprescindível para garantir que as indústrias operem em segurança e com o máximo de eficiência.
Realizar a inspeção planejada de máquinas, motores e instalações elétricas significa identificar falhas antes que aconteçam, evitando problemas como:
• interrupções na produção
• atrasos nas entregas
• produtos com defeitos
• aumento dos custos
• insatisfação de clientes com perda de mercado.
Consequentemente, a manutenção elétrica industrial evita perdas. Também paralisações e falhas que reduzem a produtividade e elevam o custo do produto. Por isso o tornam menos atrativo ao consumidor.
Porém a manutenção elétrica ganha um novo papel na indústria: o de nortear adaptações no layout das plantas industriais e o planejamento de arranjos produtivos.
Nesse cenário, além de inspecionar equipamentos e evitar falhas, a manutenção elétrica possibilita às indústrias operacionalizar com segurança as mudanças necessárias em layouts produtivos, rearranjos e reformas (ou retrofit’s).
“A manutenção elétrica industrial acaba se encontrando com o retrofit elétrico quando eu quero fazer uma remodelagem, um rearranjo, uma mudança de layout industrial.
Ou seja, eu tenho uma determinada linha de produção com máquinas em determinada posição física. Feita a revisão de projeto, você pode renovar a instalação, dividi-la em determinadas fases ou ajustá-la a equipamentos que, muitas vezes, demandam cargas elétricas muito pesadas”.